Pinterest

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

14 de agosto

Sim, eu sei, faz tempo que não escrevo. São 5 meses. Nesse meio tempo mudei de emprego, comemorei mais um ano de remissão e continuo bem. Mas passei por aqui pra deixar mais uma dica de leitura.

Eu sou jornalista. No fundo, é isso que me faz ser curiosa, querer me informar, receber notícias do mundo inteiro. Assino a newsletter do site The Huffington Post e recebo política, informações gerais, moda e saúde. E foi em um dos posts sobre saúde que encontrei esta coluna: "Sete coisas que você precisa saber quando está passando por quimioterapia" (Artigo somente disponível em inglês).

A autora da coluna, Andrea, conta como foi seu tratamento de câncer de mama. São procedimentos diferentes, Linfoma e Mama, mas mesmo assim, a reação à quimio pode ser parecida. Por isso, o texto dela é ótimo e cheio de coisas bacanas pra pacientes e familiares.

Dos pontos que mais me chamam a atenção, destaco o último: Seja gentil com vc mesmo. Descanse, agora você tem outro ritmo. As sessões podem ser longas e cansativas. Tenha sempre alguém querido ao seu lado. Se quiser trabalhar, siga em frente. Faça o que achar melhor, não se force a situações.

É assim que um tratamento tem que ser. Estar com câncer já é stress suficiente.

A quem quiser, aqui tem o link completo da matéria.

Abs, Juliana



4 comentários:

Lau disse...

Oi, Juliana

primeiro, quero dizer que estou muito feliz com tua recuperação e teu caminho até aqui, e gostaria de expor uma dúvida que está me angustiando muito: fui diagnosticada com LNH em janeiro de 2010 e fiz quimio até novembro, tendo recebido alta do tratamento, mas fazendo manutenção a principio de 6 em 6 meses e depois, anualmente. Em agosto deste ano, fiz pet-ct para fechar o tratamento, mas acusou algo na tíbia da perna direita, mas o exame não foi conclusivo. Importante dizer que, de 2010 pra cá, todos meus hemogramas deram taxas normais, inclusive os dois que fiz antes da biopsia. Na quinta de noite, minha médica ligou para dizer que seria necessário fazer o imuno-histoquimica, tendo em vista que o resultado da biopsia tinha sido inconclusivo, mas o patologista teria encontrado celulas linfoides, que não deveriam estar lá (palavras dele), vale ressaltar que, além de meus hemogramas estarem normais, me sinto muito bem, sem dores e levando minha vida normalmente, mas estou angustiada com o resultado definitivo de amanhã, alternando crises de choro com momentos de tranquilidade. gostaria de saber se você acha que tenho motivos para ficar preocupada e te agradeço desde já, bjs

Juliana Guerra disse...

Lau, é difícil dizer se você precisa ficar preocupada. É melhor esperar a avaliação do seu médico pra depois saber o que fazer. Por aqui, eu fico na torcida para que não seja nada, e que você tenha mais momentos de tranquilidade. Um abraço, Juliana

Tatiane disse...

Descobri ontem que tenho linfoma,mais no resultado da minha biópsia veio escrito que seria necessário fazer o imonuisquimica, vc sabe o pq desse exame?

Juliana Guerra disse...

Tatiane, se não me engano, é um tipo de exame de sangue, que vai determinar justamente o tipo de linfoma. Junto com o pet scan ou a tomografia, dá pra saber a extensão do seu caso.
De qualquer modo, boa sorte. Depois me mantenha atualizada.
Abs