Pinterest

domingo, 27 de fevereiro de 2011

27 de fevereiro

Ontem estava no salão de beleza e ouvi uma moça falando para sua manicure que não era necessário fazer as unhas, ou melhor, tirar a cutícula. "Eu tive câncer de mama, e depois do tratamento, essa mão ficou assim. Só precisa tirar da mão direita, e olhe lá. Vamos só esmaltar então."

Não abordei a moça, mas não pude evitar em ser solidária. Não sei seus pormenores, mas lembro que durante meu tratamento uma das principais orientações médicas era não me machucar, principalmente em coisas como manicure e afins, pelo risco de infecção - estar com a imunidade mais baixa é um grande chamativo pra isso...

Sou bastante fiel a manicures e não parei de ir ao salão na época das quimios. Nessa época, frequentava sempre a mesma, com a recomendação duplicada de cuidado: se não pudesse, não era preciso tirar aquela pelinha insistente. Tinha todas as precauções do mundo, e acho incrível que manicures ainda tirem um alicate da caixa, assim, sem esterilização, para fazer a mão das clientes (sim, isso ainda existe. Vi perto de casa e nunca mais entrei nesse salão). Não é só o risco que eu corria, mas o risco que todas correm por conta de infecções e outras coisas.

A Márcia Cabrita fala, no Força na Peruca, sobre manter a beleza, mesmo depois que ela perdeu boa parte dos pelos e cabelos. Eu tive a sorte de não perdê-los, mas corri esse risco como todo paciente de quimioterapia. É importante se valorizar, manter alguma coisa, nem que seja a manicure, a maquiagem...

Enfim, para quem está em tratamento e não gosta muito do espelho: olhe primeiro para suas mãos; depois, use alguma maquiagem, coloque uma cor no rosto - nem que ela combine com sua roupa ou o lenço do cabelo, se estiver usando. Não quer sair de casa, não saia. Hoje. Amanhã quem sabe. E conte sempre com o apoio das pessoas queridas, sejam amigos ou família. Eles sabem que você é bonita de qualquer jeito.


2 comentários:

Fabiana disse...

Oie tudo bem? recebi um selo no meu blog, qdo puder da uma olhada e preciso indicar algumas pessoas, blogs que eu sigo..e que gosto.
Um deles é o seu.
Obrigada pela força..
beijos.
Passa lá e ve como funciona.

Anônimo disse...

Nice and thanks!