Pinterest

domingo, 21 de agosto de 2011

21 de agosto

Oi gente. Esse post é para duas pessoas. Reinaldo Gianecchini e Gilberto Braga.


Não preciso nem explicar porque Gianecchini está neste post. Os sintomas levaram ao diagnóstico do Não-Hodgkin. No dia que a notícia saiu, vários jornais, programas de TV e afins vieram explicar o que era o Linfoma, como diagnosticar, tratamentos... Gostei muito do que foi escrito e falado, principalmente porque muitos médicos explicaram tudo aquilo que nós aprendemos com o tempo. Até acho que não é como a Folha de S. Paulo diz, de que "o número de casos aumentou de alguns anos pra cá". Acho, sim, que o número de diagnósticos aumentou. Depois que a doença apareceu mais no noticiário, por exemplo, as pessoas começaram a prestar mais atenção aos sintomas, e quando finalmente chegam ao médico, o diagnóstico fica mais claro. Um sintoma de mal estar pode ser muitas coisas, até chegar ao linfoma... Enfim, boa sorte ao Gianecchini, que o tratamento comece logo e seja bem sucedido.


Gilberto Braga. Ele escreveu a novela das 9 que acabou de terminar, Insensato Coração. Confesso que não assisti tudo - se vi uns 20 capítulos, no total, foi muito. Mas aí o André teria câncer de próstata, e eu resolvi ficar de olho pra ver como iriam abordar isso. Pois bem. Cirurgia, 1 ciclo de quimio (só?) e na volta pra casa dessa sessão de quimio, sopa com sobremesa, apesar do enjôo? Pra mim isso foi surreal. Por mais que a mocinha quisesse tomar conta dele e afins, não sei se "empurrar" o jantar seria o mais adequado. Enfim, sei que a reação à quimio varia de pessoa pra pessoa, e também de acordo com a combinação de remédios, mas se o cara já tinha falado que estava mal, que custa não comer?.... Tudo bem, é novela, mas mais gente usa a TV como referência para vida real do que se imagina...


domingo, 7 de agosto de 2011

07 de agosto



Estava lendo minhas edições antigas da revista da Abrale, que recebo todo mês, quando achei esse mapa muito bom sobre opções de fertilidade.


Infelizmente a opção que escolhi não está acima, que foi suspender o ciclo com uso de remédios. Fertilidade é um dos assuntos mais delicados durante um tratamento de câncer, tanto para mulheres quanto para homens, e é importante verificar a melhor opção com o médico para que tudo dê certo.